Tottenham: A Redenção (?)
Seria o início avassalador dos Spurs na temporada um renascimento do time? Vale a pena confiar e investir nosso dinheiro neles?
🎁 Bônus De Boas-Vindas 100% atė 700 BRL
¨Saímos fora da maior competição de clubes, a gente não pode jogar assim precisando de um gol. Acho que tinha que colocar o time para frente, principalmente no segundo tempo. É isso, agora não tem muito o que falar também, achar culpado¨
¨Quando você fala em ´eu` e e não ´nós`, está sendo egoísta. Digo aos meus jogadores que se queremos construir algo importante e ganhar um troféu temos de falar com ´nós` e não com ´eu`, porque senão estamos pensando apenas em nós próprios¨
2022: A decepção
A primeira declaração pertence ao Richarlison e foi dada após a eliminição do Tottenham na Champions League da temporada passada, pelo Milan. A segunda foi parte da resposta do treinador dos Spurs, na época, Antonio Conte. Ambas demonstram o clima que existia no time em uma temporada catastrófica. Os resultados foram apenas o reflexo de um time sem criatividade, com construção de jogo lenta e previsível. Vários jogadores renderam abaixo do esperado, Son foi criticado. Nem uma das melhores marcas na carreira do Harry Kane (30 gols em 38 jogos de Premier) foi suficiente para mudar a imagem do time e levar pelo menos a uma vaga para as competições europeias. Um time que poucos anos atrás disputava uma final de Champions…
A aposta com Postecoglou
Kane se mudou para Alemanha sendo seduzido pelo projeto do Bayern de Munique. O Tottenham apostou em um treinador talentoso e com potencial, mas que aos 58 anos nunca havia treinado um time desta dimensão ou trabalhado em uma das principais ligas. Seu último trabalho, no Celtic – que tinha sido o maior desafio da sua carreira até então – foi o passaporte para essa recompensa. Antes disso, Postecoglou havia trabalhado com sucesso em Ligas como a do Japão (foi campeão em 2019) e na Austrália – onde ele foi criado- e em que foi campeão duas vezes seguidas nas temporadas 2010/11 e 2011/12 antes de assumir a seleção do país na qual ele trabalhou durante quatro anos (2013-2017).
No Kane? No problem!
Perante estas circunstâncias, as expectativas baixaram, porém o início de temporada está sendo inversamente proporcional as baixas expectativas criadas. O Tottenham está a um ponto de diferença do líder Manchester City que tem 27 pontos em 11 jogos e com vitória hoje contra o Chelsea, volta a liderança. Postecoglou trouxe de volta a confiança perdida, os Spurs voltaram a atacar, a querer jogar, a construir, com resultados imediatos. Com a ausência do Kane, Son virou líder e James Maddison chegou do Leicester para acabar com os problemas de construção de jogo da equipe londrina, causando impacto imediato, e se continuar assim os 40 milhões de libras vão parecer até um valor pequeno pelo retorno do investimento. Basta, claro, ele continuar do mesmo jeito e ficar longe de lesões.
Capitulo Richarlison
E chegamos ao Richarlison, jogador que captura muito a atenção do publico brasileiro. Depois de fazer uma boa Copa do Mundo apesar do fracasso da Seleção Brasileira, Richie começou a temporada com o desafio de dar a volta por cima depois de uma temporada ruim pelos Spurs sob o comando de Antonio Conte. Uma temporada que foi marcada por lesões e por inconsistência, já que o atacante brasileiro raramente atuava como titular (foram apenas 12 jogos na escalação inicial no campeonato). Isso foi, claramente, um golpe na autoconfiança do jogador que vem sendo criticado principalmente pelo público brasileiro, apesar de que o jogador rendeu muito com a amarelinha até quando estava mal no Tottenham: Em 2022, o jogador fez 3 gols em 4 jogos de Copa do Mundo, 6 gols em 8 jogos das eliminatórias e mais 4 gols em 4 amistosos. Fora que antes disso tinha protagonizado na conquista da medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tokyo em 2020 anotando 5 gols em 6 partidas na competição.
Mesmo assim, o mal começo da Seleção Brasileira nas atuais eliminatórias para a Copa do Mundo e o baixo rendimento do ¨pombo¨ como camisa ¨9¨ e a ausência de gols, não foram perdoadas pela torcida e pela mídia brasileira. Ao mesmo tempo, as boas atuações de centroavantes que atuam no Brasil e não são convocados, como o experiente Tiquinho Soares e os garotos Marcos Leonardo, Vitor Roque (que acabou se lesionando), Endrick e John Kennedy, só aumentaram a pressão que já existia. Resultado disso? Richarlison foi as lágrimas ao ser substituído no jogo contra a Bolívia e no jogo diante o Peru o gol do ¨pombo¨foi anulado após uma revisão de 7 (!) minutos para confirmar o impedimento.
Postecoglou está dando voto de confiança ao atacante brasileiro que jogou todos os dez jogos do time londrino na atual Premier até aqui, sendo sete como titular. E durante os jogos houve uma reversão de posições com o Son, passando o Richie na ponta esquerda e o coreano como mais avançado no sistema tático dos Spurs. O professor greco-australiano parece ser o homem ideal para ¨ressuscitar¨o seu camisa 9 que com todo esse apoio vem jogando bem nas últimas partidas independentemente se está fazendo gols ou não. Ao contrário, o outro brasileiro da equipe, Emerson Royal, não está tendo as mesmas oportunidades já que a concorrência com o Pedro Porro complica a sua situação. Mesmo assim, ele teve a oportunidade de atuar em sete partidas, na maioria vindo pelo banco.
Palpite para o clássico londrino
Hoje os Spurs vão receber o Chelsea no clássico londrino, no principal jogo do dia deixando nossa segunda feira bem mais interessante. Não acredito que seja um jogo fácil, apesar da situação dos Blues que se encontram na 13ª posição da tabela com 12 pontos em 10 jogos, 14 pontos menos que o Tottenham! Porém o time de casa tem criado um bom momento, vai jogar diante a sua torcida e o clima parece estar ótimo. Tudo isso e contando que com uma vitória hoje diante dos seus oponentes, os Spurs assumirão a liderança da Premier, eu vou dar meu voto de confiança a eles reconhecendo o risco da minha escolha e os perigos de um jogo desses.
O Tottenham tem uma agenda muito difícil a seguir e uma vitória hoje seria importante para os jogos que estão por vir. Nos jogos mais difíceis que tiveram até agora, os Spurs mostraram personalidade para ganhar em casa do Manchester United (2×0) e do Liverpool (2×1) e conquistar um ponto fora contra o Arsenal (2×2). A vitória do Tottenham está pagando de 2.22 até 2.39 nas principais casas de apostas.
Desejo a todos uma tarde maravilhosa de segunda feira (de preferência acompanhando esse jogão da Premier) e uma ótima semana com muitos lucros!